Escola Municipal Flausina Assunção Marinho
Plano de aula para o Curso “Aprendendo com as TICS” do e-Proinfo
Eva Torres Lata do Nascimento
Juliane Alves de Arruda Lino
Lourdes Alves Neres de Souza
Lúcia Gonçalves da Rocha Corrêa
Ano : Pré I A – 2011
Justificativa:
O trânsito, é um processo histórico-social, que envolve relações estabelecidas entre as pessoas. Desde os tempos mais remotos , as pessoas enfrentam grandes desafios e dificuldades para atingir o objetivo de locomover-se.
Com o desenvolvimento da tecnologia e da população , consequentemente , o crescimento das cidades e dos números de veículos, houve a necessidade de que o trânsito seja ancorado em valores de cooperação, solidariedade e civilidade.
A lei enquanto regulador externo do comportamento humano, não é o bastante para atingir o objetivo, que é de conseguir um trânsito mais humano e cidadão.
Duração: 12 aulas
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes, Educação Física
Conteúdos: Falar e escutar; Prática de escrita; Prática de leitura; Números e Sistema de Numeração; Contagem; Classificação, cores; Seriação, do maior para o menor, do menor para o maior; Espaço e Formas , formas geométricas; O homem e o processo de modificação do meio, Diferentes paisagens, diferentes modos de vida; Meios de transportes; Prevenção de acidentes, O corpo e movimentos.
Objetivos;
Conhecer o conceito de trânsito;
Saber a necessidade das regras e sinais de trânsito;
Observar as características do ambiente ao redor da escola;
Saber ouvir e falar;
Realizar leituras de imagens;
Pesquisar figuras de meios de meios de locomoção;
Favorecer a aquisição de atitudes seguras no trânsito;
Refletir sobre o exercício da ética e da cidadania no espaço público ( escola, rua);
Proporcionar situações, que contribuam para o desenvolvimento das capacidades de relação interpessoal, de ser e de estar com os demais;
Realizar atividades de escritas referentes ao trânsito;
Conhecer meios de transportes;
Realizar contagens;
Reconhecer cores;
Relatar fatos referentes ao trânsito,
Representar através de desenho, o caminho percorrido de casa até a escola;
Conhecer e desenhar placas de trânsito.
Desenvolvimento:
Iniciar o projeto com uma roda da conversa, perguntando como os alunos vem para a escola.
Fazer a leitura e explorar visualmente o livro “ O trânsito no Mundinho” e Se essa rua fosse minha” - Eduardo Amos, Editora moderna. Conversar sobre a locomoção na escola, atitudes que favoreçam um convívio saudável, como; não empurrar o colega na fila, não correr por correr, o fato de ter hora para cada coisa, manter a sala e a escola limpa; hábitos de higiene pessoal e alimentação saudável.
Passeio pelos arredores da escola para observar o trânsito e os sinais de trânsito.
Desenho do passeio no papel pardo. Desenhar o caminho percorrido da casa para a escola.
Pedir para que procurem e recortem em revistas e jornais, figuras de meios de locomoção (automóveis, caminhões, motocicletas, bicicletas, navios, barcos, aviões, etc.) para produzirem um painel.
Atividades de escrita com os nomes dos meios de transportes.
Atividades gráficas com sinais de trânsito.
Visualização de Vídeos Educativos no Youtube.
Atividades de jogo da memória de trânsito no portal Aprende Brasil.
No portal Aprende Brasil, visualizar o clip A bicicleta – disponível no link Mundo Encantado.
Atividade na quadra com bicicletas trazidas pelos alunos (sexta-feira), observando as placas de trânsito.
Observação de placas e reprodução das mesmas.
Movimentos direcionados e orientados por placas de trânsito.
Confeccionar carrinhos, caminhões, trem e ônibus, utilizando cartolina, para simular situações de trânsito.
Brincar de trem.
Músicas; Se esta Rua, Trem maluco, Motorista.
Construir cidades e elementos que a compõe, utilizando blocos de madeira.
Manusear e visualizar materiais gráficos sobre segurança no trânsito ( Folder, cartilhas, panfletos etc.
Atividades de leitura com a coleção “Falando sobre o Trânsito” - Edições sabidas.
Atividades gráficas.
Avaliação:
Será avaliada o envolvimento do aluno nas atividades
proposta, através da observação.
Realização das atividades gráficas.
ANEXOS
SITES PARA CONSULTA:
http://www.youtube.com/watch?v=MTZqgpogYDY&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=jrEhreMyQxU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=_10z4e9N0s8&feature=related
http://www.monica.com.br/institut/transito/transit1.htm
http://www.monica.com.br/institut/transito/transit5.htm
http://www.monica.com.br/institut/transito/transit3.htm
http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm
http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_erros.php
http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_memoria.php
http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_caca.php
http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_labirinto.php
http://www.detran.se.gov.br/jogos_memoria.asp Jogo da memória
http://www.clickcarros.com.br/site/jogos/jogodaforca.swf Jogo da forca
http://www.clickcarros.com.br/site/jogos/jogodamemoria.swf Jogo da memória