Quem sou eu

Da realização de um sonho da saudosa Professora Flausina de Assunção Marinho se constituiu uma escola....

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Histórico Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho




Conforme Decreto Municipal nº 101/98, a Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho foi construída na administração do Prefeito Municipal José Pedro Batiston em 1993.

Com a desativação da Escola Municipal Colinos, todo o acervo e o quadro de funcionários foram transferidos para a Escola recém-construída.

A Patrona da Escola Flausina de Assunção Marinho nasceu no dia 20 de fevereiro de 1917 em Três Lagoas, filha do Coronel Josino da Cunha Viana e Regina Assunção Frota. Desta união, o casal teve mais quatro filhos: Alexandre da Cunha Viana , Manoel da Cunha Viana, Ermelino da Cunha Viana e Pedro da Cunha Viana.

Dona Flausina passou a infância nesta cidade e estudou o 1º Grau na Escola “João Magiano Pinto”.

Sua adolescência foi marcada pelo enorme interesse em alfabetizar crianças carentes e moradores em fazendas. Nessa mesma época, foi convidada para lecionar em Garcias, Distrito de Três Lagoas, onde se dedicou parte de sua juventude, alfabetizando adultos e crianças no lugarejo. Casou-se com Patrocínio de Souza Marinho e teve dois filhos: Patrocínio de Souza Marinho Filho e Florencina Regina Marinho Franco, mais conhecida por Professora Dudu.

Alguns anos mais tarde, fixaram-se residência em Três Lagoas porque seu esposo participou da vida política desta cidade. Exerceu o mandato de Vereador e de Presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Como Presidente do Legislativo, no dia 1º de maio de 1964 substituiu o Prefeito Municipal João Dantas Filgueiras durante quatro meses enquanto esteve afastado do cargo pelo Movimento Revolucionário de 1964.

Dona Flausina desempenhou o papel de esposa, mãe, educadora e como primeira Dama de Três Lagoas preocupa-se com as obras de caridade existentes no município, como o “Abrigo Poço de Jacó” e outros.

Em 1966, seu esposo Patrocínio foi eleito Prefeito em Brasilândia, onde dona Flausina trabalhou também em função das crianças e adultos pela própria sociedade.

Tornou-se avó em 1977, aos 60 anos de idade, tendo como netos: André Lehurgeur Marinho, Sérgio Marinho Franco, Adriana Lehurgeur Marinho e Rafael Marinho Franco.
Faleceu de insuficiência cardíaca no dia 15 de setembro de 1980, aos 63 anos de idade, deixando dois filhos e quatro netos preparados para dar continuidade a seu sacerdócio.
Dona Flausina sempre dizia: “O melhor presente para uma criança é um livro de estórias bem bonito”.




A Escola Municipal “Flausina de Assunção Marinho” possui 10 salas de aulas e funciona no período matutino, vespertino , 01 sala para Direção, professores e supervisão, 01 secretaria, 01 quadra de esportes coberta, 01 banheiro para professores, 02 banheiro para alunos (masculino e feminino), 01 cozinha com despensa.

Na administração do Prefeito Issam Fares, gestão 1999/2000, a Escola foi reformada e ampliada, encontrando-se atualmente em plenas condições de funcionamento, com uma infra-estrutura adequada e satisfatória, proporcionando oferecer um ensino com qualidade, com atendimento suficiente ao número de alunos de nossa comunidade.

Na administração da Prefeita Simone Nassar Tebet, a Escola foi contemplada pela cobertura da quadra.
A “Escola trabalha em parceria, ou seja, equipe, onde todos têm como lema ‘ Educar para a cidadania”. Formando cidadãos críticos e conscientes, capazes de conviverem em sociedade e lutarem por seus direitos, cumprindo seus deveres e colaborando para transformação da sociedade’.